Muitas pessoas se questionam sobre "se Deus é o mesmo e nunca muda, porque no velho Testamento parece ser um Deus severo e castigador enquanto no Novo Testamento se mostra como Deus de amor"...
Deus não mudou!!!!
A questão que parece complexa é simples de entender. A grande diferença nas consequencias do pecado do povo de Israel e nós é também a grande diferença entre o contato de Deus com nós hj e com eles antes.
Hj nós oramos a Deus, lemos a Bíblia, escutamos o sermão, vamos a Igreja e por mais contato e relacionamento que temos com Deus não podemos o ver. É claro que O vemos em situações do dia a dia, mas é muito distante e longe do que o povo de Israel tinha.
Deus não só habitava com eles, mas era uma presença "viva"entre eles. Imagine, todos os dias eles viam os milagres, como abertura do Mar Vermelho, água saindo da Rocha, maná vindo do Céu, uma labareda de fogo para a noite e uma nuvem alividora para o dia. Nesse sentido a "presença" de Deus era muito mais forte e eles praticamente falavam "face a face" com Deus. E além de terem esse privilégio pecavam e íam contrariamente aos preceitos de Deus. É por isso que as consequencias deles eram maiores.
Deus é tão justo, que Ele dá o que nos merecemos. Em todos os sentidos. Seja para o lado bom ou ruim. Quando entendemos isso tudo fica mais fácil de ver a justiça divina
- Temos que olhar Deus Pai através de Cristo (Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo - convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? - João 14:9)
- Deus é longânimo, compassivo, pronto a perdoar... E em sua paciência e bondade Ele espera até o último instante para que o pecador se arrependa. Somente quanto são aniquiladas todas as possibilidades a sentença é dada!
É importante também saber que pra Deus não existe tamanho de pecado... Pra ele pecado é transgressão de lei.
Deus só nos pede uma coisa... obediência!
Não interessa como o pecador escolha desobedecer... seja matando, ou roubando uma balinha... qualquer ato impróprio é caracterizado como desobediência!
Quem escolhe morrer ou viver somos nós... o castigo vem como pagamento por nossas escolhas!
Outras vezes o que parece ser IRA de Deus ou castigo por consequencia de maus atos é apenas uma forma de Salvação de uma situação que está ocorrendo.
Um autor descreve a metodologia de Deus em algumas das histórias do Antigo Testamento como o divino "método de resgate de incêndio". Se um prédio em chamas está a ponto de desabar, todo bombeiro sabe que não há tempo para conversas ou eladorados argumentos sobre os métodos de resgate de vítimas presas no terceiro andar do inferno. Quando o prédio se desmancha em labaredas e fumaça, só existe uma opção em relação com as vítimas. Agarre-as e arraste-as imediatamente para um local seguro. Se estiverem gritando, em pânico, exige-se ação ainda mais drástica. Com a mão sobre a boca e o braço sobre os membros agitados, agarre e arraste-as imediatamente para a segurança. Haverá tempo suficiente para explicações depois. Liberte agora. Explique mais tarde.
E assim Deus fez, ao longo do Antigo Testamento. Muitas foram as vezes em que Deus teve de agarrar apressadamente as pessoas e arrastá-las para um local seguro, enquanto esperneavam e gritavam. Vezes em que Ele teve de dizer: "Mais tarde Eu explico."
E quando Ele realmente Se explicou mais tarde, a explicação foi a mais gloriosa que o Universo já testemunhou.
(Nem tudo foi escrito por mim, peguei algumas contribuições de amigos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário