Quem nunca desejou saber o que o futuro nos reserva? Quem nunca sonhou em como seria dar uma espiadela no que vai acontecer no curso da história do mundo?
Creio que ao menos uma vez na vida isso já passou pela mente de cada uma de nós!!
Já ouvimos muitas vezes que “o futuro somente à Deus pertence”... DEUS, demonstrando Seu impressionante poder, profetizou por meio dos profetas a sucessão dos impérios, deu nome a alguns reinos que se tornariam império, previu datas, fatos, sistemas políticos, decisões, perseguições, o que aconteceria com seu povo em detalhes e algumas dezenas de sinais para o tempo do fim.
Convido vocês através desse tópico a estudar uma das mais fascinantes profecias, a estátua dos impérios, de Daniel 2. (caso alguém queira acompanhar na Bíblia aqui vai o link da Bíblia online --> http://www.biblia.com.br/biblesearch/?do=word&stringDeConsulta=daniel 2&book=&chapter=&verse=&version=1&page=1&useDictionary=0&ajax=0&direct=)
O sonho do Rei Nabucodonosor: (Dan. 2:1 à 29)
Conta a Bíblia que em uma noite Deus decidiu revelar a Nabucodonosor o futuro em uma Profecia, não só do império da babilônia, mas também a história de toda a humanidade. O perturbou o espírito do rei, mas quando acordou não se lembrava do que havia sonhado. O rei chamou magos, encantadores, feiticeiros e os caldeus e exigiu que eles o fizessem lembrar do sonho e também dessem a sua interpretação
A situação se complicou e os caldeus disseram: "Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu.”
Daniel não estava presente quando os sábios foram chamados para tão difícil tarefa. Se o mistério não fosse solucionado todos os sábios seriam executados.
Daniel pediu um tempo para buscar o auxílio de Deus e então solucionar o que parecia impossível. Deus abençoou Daniel com os dons verdadeiros dos Espírito Santo, e lhe concedeu o mesmo sonho que havia dado ao rei e também o seu significado!!!
O esquecimento do sonho tornou-se uma chave de confiabilidade para a sua interpretação, afinal, quem seria capaz de descobrir o que o rei sonhara, que não contara para ninguém, este também deveria ter poder para interpreta-lo;
Na presença do Rei Nabucodonosor Daniel disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas …”
Com a unção de Deus, Daniel descreveu o sonho com exatidão, e lhe explicou todos os detalhes proféticos. Nabucodonosor não tinha nenhuma dúvida que aquele era o sonho e que Deus havia revelado essas coisas a Daniel. Segundo o relato bíblico, o sonho revelava a história da humanidade desde a babilônia até o dia do juízo final.
Qual era o sonho e qual o significado? (Dan. 2:30 à 49)
Segundo a Bíblia, Nabucodonosor sonhou com uma grande estátua, a cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés eram parte de ferro e parte de barro. Enquanto admirava a estátua uma grande pedra veio do alto e acertou os pés da estátua que acabou sendo totalmente destruída. Depois disso a pedra cresceu até cobrir toda a face da terra.
A interpretação de Daniel e o cumprimento das profecias:
A cabeça de ouro: Representavam o poder babilônico da época cujo rei era Nabucodonosor e todo seu império conquistador. (Dan. 2:38)
Período histórico: 605 A.C. – 539 A.C. Esse era um reino riquíssimo, através da história sabemos que as ruas da cidade eram de ouro e existiam coisas magnificas como os Famosos Jardins Suspensos. O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito.
---
O peito e os braços de prata: Representavam um segundo reinado um pouco inferior ao babilônico (Dan. 2:39)
Período histórico: 539 A.C. – 331 A.C. A babilônia foi Conquistada pelos Medo-Persas
No auge do império Medo-Persa detinha o domínio de 127 províncias que ocupavam os territórios desde a Etiópia até a Índia, isso equivale ao território atual de catorze países.
Com a junção dos dois reinos, Medos e Persas, tornam-se uma potência mundial. Liderados por Ciro, o persa, conquistam a cidade da Babilônia e enquanto este se ocupa nas conquistas dos territórios da Lídia, Dario, um de seus generais assume o comando da Babilônia.
---
O ventre e o quadril de Bronze: Representavam um terceiro reino, inferior ao de prata, porém governaria toda terra (Dan. 2:39)
Período histórico: 331 A.C. – 168 A.C. Os gregos conquistaram vastamente o mundo Liderados por Alexandre, o Grande
A história registra que o domínio de Alexandre se estendeu sobre Macedônia, Grécia e o Império Persa. Incluiu a Egito e se expandiu pelo oriente até a Índia. Foi o império mais extenso do mundo antigo até esse tempo. Seu domínio foi "sobre toda a terra" no sentido de que nenhum poder da terra era igual a ele, e não porque cobrisse todo mundo, nem ainda toda a terra conhecida nesse tempo. Um "poder mundial" pode definir-se como aquele que está acima de todos os demais, invencível; não necessariamente porque governe a todo mundo. As afirmações superlativas eram comumente usadas pelos reis da antigüidade. Ciro denomina a si mesmo "rei do mundo… e dos quatro bordes (regiões da terra)".
---
Pernas de Ferro: Representavam um quarto reino forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo também ele destruirá e quebrará todos os outros reinos que já existiram (Dan. 2:40)
Período histórico: 168 A.C. – 476 A.D. Tudo o que se pôde reconstruir da história romana confirma esta descrição. Roma ganhou seu território pela força ou pelo temor que infundia seu poderío armado. Eles eram implacáveis e terríveis!!!
Os romanos tinham meios de tortura e sentenças de morte tão duros como sua forma de governo. Foram os romanos que mandaram matar todas as crianças abaixo de 2 anos na tentativa de matar o bebê Jesus e foram os romanos que sentenciaram Jesus a uma morte na cruz.
---
Pés de Ferro e barro: Representavam que esse reino seria dividido, mas teria alguma coisa da força do ferro; pois o ferro estava misturado com barro.
Porém, apesar de misturados jamais se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro... Referindo desta forma as alinças que as nações futura tentariam fazer umas com as outras mas sem grandes resultados. (Dan. 2:42-43)
Período histórico: 476 A.D até o fim dos tempos - Roma tinha perdido sua força férrea, e seus sucessores eram manifestamente fracos, isto significa que Roma permaneceria até os dias de hoje, contudo como mistura dela (Ferro)com o barro, sabemos que não existe mais atualmente o império Romano, e sim o que sobrou dele.
Confirmando a profecia, as muitas tentativas de converter num império único e grande as diversas nações que surgiram do quarto império terminaram no fracasso. Existiram também muitas alianças políticas entre as nações. Mas todas essas tentativas se frustraram. Napoleão e Hitler são apenas os dois mais famosos que tentaram deter o poder mundial.
---
A pedra que caiu sem auxílio de mãos: se refere ao Messias e Salvador da humanidade, o próprio Jesus Cristo, a quem as escrituras sagradas se referem (Daniel 2:44) - Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre. O Novo Testamento também mostra Cristo como sendo essa Pedra (Efésios 2:20, I Cor. 10:4)
Esse último reino será fundado não por homens, mas pela poderosa mão de Deus. Cristo prometeu que vai voltar e então irá estabelecer o seu reino que existirá para todo o sempre!!! (no Novo Testamento existe 1 verso que fala sobre a volta de Jesus para cada 25 que fale de outros assuntos)
Da cabeça aos pés da estátua vimos a profecia se cumprindo à risca, estamos vivendo nas pontas do dedo da estátua e só resta a Pedra vir a este mundo. Se até aqui tudo se cumpriu é certo que o restante da profecia também se cumprirá!
O que deduzimos? DEUS sempre está no controle; Ele não Se deixa escarnecer; Ele conhece o futuro tão bem como o passado; e também revelou uma ciência, a ciência da profecia, que pode ser provada como algo que abre o futuro com absoluta precisão. Essa ciência pode atrair muitas pessoas de alta cultura para também se interessarem pela palavra de DEUS. Foi isso que aconteceu com Nabucodonosor, ele percebeu claramente que havia um poder superior em ação, e reconheceu esse poder. Hoje, mais do que nunca, podemos e devemos valer-nos do lado científico das profecias para atrair muitos que de outra forma veriam a religião apenas como fundamentada em fé cega e sem outro fundamento senão uma espécie de convicção vinda de dentro, não de cima.
Eu concordo: Apocalipse é o suplemento de Daniel.
ResponderExcluirComentário para incentivar que continues. Tem leitores atentos.