quarta-feira, 19 de maio de 2010

Divergências Bíblicas... Será?

Nos foram apresentadas 30 "divergências" da Bíblia e, para responder com propriedade, pedi auxílio do meu irmão Othoni Vinícius que decidiu dedicar sua vida à estudar profundamente a Bíblia e transmitir essas verdades à todo o Mundo. Confesso que eu até já tinha começado a responder algumas poucas questões, mas quando vi que meu irmão tinha explicado tudo de uma forma mais clara e objetiva descartei o que eu já tinha escrito. Sendo assim, faço das palavras dele as minhas!!!


1. A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16).
Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).

Toda escritura foi inspirada por Deus.

Em I Coríntios 7:6, Paulo dá um conselho, e não uma norma (lei ou mandamento). Todo conselho bíblico é inspirado.


I Coríntios 5:12 não tem nada a ver com inspiração (favor consultem para comprovarem)


Como em outras passagens, Pablo nega que o que está por dizer seja por ordem divina. Singelamente fala em defesa própria. Se Pablo não tivesse aclarado este ponto poderia ter parecido como que justificava a seus inimigos e suas vaidades. Pablo queria que se entendessem claramente suas razões para gloriarse. A defesa que faz de si mesmo quiçá poderia parecer néscia se se a examina superficialmente; reconhece-o (ver com. cap. 11: 1, 16), mas desde o ponto de vista de seus motivos estava plenamente justificado ao fazê-lo. 


Em II Coríntios 11:17 entendemos que Paulo está tratando de um assunto que, segundo seu ponto de vista, não fere, em nada, a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e das Escrituras em geral.


Associar 2Timóteo 3.16 com 1Coríntios 7.6 e 2Coríntios 11.17 e afirmar que isso é contradição, implica em pelo menos dois erros: associação indevida de textos e desconhecimento das regras de interpretação bíblica.



2. Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

Os gigantes assim como todas as etnias da época de Noé surgiram de um único casal, Adão e Eva.


Segundo a cronologia bíblica, o tempo para formação de distintas etnias, quando Noé nasceu, foi de 1200 anos aproximadamente.


O contexto de Numeros 13:33 se passou uns 900 anos depois de Noé, portanto é possível sim, que em 900 anos se desenvolvessem distintas etnias a partir dos genes da família de Noé.


Quem estudar um pouquinho de genética verá que inúmeras possibilidades surgem de apenas um casal, sem falar da influencia do meio em que a pessoa vive.



3. Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4).
Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).

Devemos ser cautelosos na interpretação de “tudo o que se move, e vive”, para não acabarmos incluindo o próprio homem entre os alimentos cárneos divinamente sancionados, pois este também “se move, e vive”.


Se você ler Gênesis 9:3-4 verá que Deus esta permitindo que o homem coma carne, assim como já se alimentava de ervas e plantas.


Não significava que o homem por primeira vez tivesse começado a comer carne de animais, senão tão-só que Deus por primeira vez o autorizava, ou melhor lhe permitia fazer o que o dilúvio tinha convertido numa necessidade.


  Esta permissão não implicava um consumo sem restrições e sem limites de toda classe de animais. A frase "todo o que se mova sobre a terra" exclui claramente o comer cadáveres de animais que tinham morrido ou tinham sido morridos por outras bestas. Ainda que aqui não se apresenta a distinção entre animais limpos e imundos, mas isso não significa que era desconhecida para Noé. Que Noé conhecia essa distinção resulta claro pela ordem prévia de levar mais animais limpos que imundos a arca (Gén. 7: 2), e porque ofereceu tão-só animais limpos como holocausto (cap. 8: 20). 


Portanto, a expressão é uma mera generalização (semelhante à expressão “todo o mundo”, usada em português), que não desfez a distinção entre animais limpos e imundos já conhecida naquela época. Assim, após o dilúvio o homem poderia se alimentar também de animais limpos, em acréscimo aos vegetais que já vinham sendo consumidos desde a Criação (Gn 1:29).



4. Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).


Gênesis 10:5 esta falando sobre os descendentes de Jafé, que se tornaram nações. Cronologicamente estas nações vieram a existir depois do ocorrido em Gênesis 11:1, 6-9.



5. Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).
Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).


Êxodo 4:11 afirma que Deus quem deu a boca ao homem Ele quem fez ao mudo e o que fala e ao surdo mas também ao que ouve. Ao que vê e ao cego. Todos dependem sua vida de Deus. Ele é quem nos mantem. Porém ele não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33), mas estes nascem, ou adquirem dificuldades físicas devido o pecado existir neste mundo.



6. Deus envia Moisés para o Egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).
No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. (Êxodo 4:24-26). Não proveu de explicação.


Prove explicação sim. Moisés e Zipora reconheceram como um castigo de Deus por não ter cumprido com suas ordens, ou seja, ele não circuncidara seu filho Gerson. Em realidade, um anjo apareceu a Moisés de uma maneira ameaçadora, como se tivesse tentado matá-lo. Após Zipora circuncidar o menino, tudo ficou em paz.



7. Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu à pestilência (Êxodo 9:3-6).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?)


Êxodo 9:3-6 diz que a peste matou todo animal que estava no campo (vers. 3). O fato de que muitos egípcios tiraram seu gado do campo indica quão profundamente tinham sido impressionados pelo poder de Deus e pelas catástrofes que se precipitavam em rápida sucessão. 



8. Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).

Deus se revelara aos patriarcas com o nome “todo poderoso” (no hebraico El-Shaddai).


Em Êxodo 6:2-3Aqui Deus se apresenta como Javé.


Deus estava agora por revelar-se mais plenamente do que no passado: Ele identifica-se com El-Shaddai, o Deus dos patriarcas, mas revelou-se novamente como Javé, o Deus da aliança, que reivindicou e redimiu a Israel, de acordo com seu proposito generoso.



9. Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).

Em Êxodo 20:4 Deus proíbe que seja feita IMAGEM DE ESCULTURA, ou seja, qualquer coisa para adoração, seja esta uma pintura, escultura ou o que quer que seja.


Em Êxodo 25:18 Deus manda fazer dois querubins de ouro, que foram colocados sobre a arca da aliança. Na cultura do Oriente Médio, os querubins estão associados ao trono do Senhor, como guardiões. Ali, no recinto onde se encontrava a arca se manifestava o shekinah, ou seja a glória de Deus era manifestada. Os querubins simplesmente eram um símbolo do trono de Deus.4 4321W'



10. Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

A legislação de Israel distinguia entre homicídio e o assassinato premeditado. O verbo usado em Êxodo 20:13 nunca é aplicado aos períodos de guerra e a pena capital por exemplo.


A melhor tradução para o verbo hebraico em Êxodo 20:13 seria: Não Assassinarás.



11. Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).

Deus nunca mandou, nem mandará ninguém roubar. Quem ler Êxodo 3:21-22 vera que Deus não manda roubar. Ele manda Israel pedir aos vizinhos joias e roupas, e estes dão de livre e espontânea vontade. Isso serviu como despojo, ou seja, como pagamento, por tantos anos de escravidão.



12. Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permiti a mentira (I Reis 22:22)

 Com frequência, a Bíblia apresenta a Deus como fazendo o que não impede. Todo este quadro é uma parábola (maneira didática de explicar alguma coisa). Acabe preferiu ser guiado por profetas falsos, e Deus tão só permitiu que fosse guiado por esses profetas para sua ruína. 



13. Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15).
Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).

A palavra julgar em Leviticos 19:15 vem do hebraico Shãphat. Shãphat significa julgar uma questão entre duas ou mais pessoas. É o caso do Juiz, que decide qual das partes é a culpada, e qual pena deve ser aplicada no caso.


A palavra julgar em Mateus 7:1 é krinete, vem da raiz grega krinō. Krinō no caso, significa dar opinião sobre, ou condenar


Leviticos 19:15 diz que se você for julgar sobre alguma pendencia, o faça com justiça.


Mateus 7:1 diz que não devemos ficar opinando na vida dos outros, nem condenando os outros. Em outras palavra, não fofoque...



14. Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

O arrependimento divino é expresso através das palavras hebraica naham e grega metamelomai, que não sugerem qualquer mudança intrínseca na mente de Deus, “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17), mas apenas uma alteração em Sua atitude para as criaturas. Essa alteração é decorrente de uma mudança radical no comportamento humano, que acaba impedindo o recebimento por parte dos seres humanos de uma bênção divina que lhes fora prometida ou de um castigo divino que lhes deveria sobrevir.



15. Deus não pode mentir (Números 23:19).
Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22).
Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).

Deus realmente não mente.


I Reis 22:20-30 e II Crônicas 18:19-22, como explicado na pergunta 12, é uma parábola. Deus não pôs esse espírito de mentira na boca dos falsos profetas (ver com. vers. 18); só permitiu que esses emissários de Satanás levassem a cabo seus próprios fins, porque então o Senhor não estava disposto a impedir a morte do ímpio rei de Israel. 


Em relação II Tessalonicenses 2:11-12 e Ezequiel 14:9, a explicação já foi dada em outras perguntas, mas lá vamos nós novamente: Nas Escrituras se diz com frequência que Deus faz aquilo que não impede.



16. Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).
Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).
Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).

Essa a geografía responde.


O Monte Hor ficava na divisa de Edom. Moserá era um local onde os israelitas acamparam durante as suas vagueações no deserto e perto do qual Aarão morreu. Deuteronômio 10:6 afirma que Moserá era onde o povo estava acampado.


Moserá situa-se junto ao Monte Hor. Moserá era o nome do lugar, e o monte Hor era uma montanha que ficava neste lugar. }



17. Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).

Temor na bíblia não tem o mesmo significado moderno e habitual da palavra que entendemos.


Basta ir ao Aurélio, para descobrirmos que Temor significa sentimento de reverencia e de respeito.


Devemos amar ao Senhor, mas também reverencia-lo e respeita-lo.



18. Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).

Basta ler o resto da historia para entender...


Deus escreveu os dez mandamentos com seu próprio dedo, mas ditou a Moisés varias leis civis e cerimoniais.


10 Mandamentos – Deus escreveu com seu dedo


Leis civis e cerimoniais – Deus Falou e Moisés escreveu


Fica ressaltada aqui a suma importância dos 10 mandamentos.



19. Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).
Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).

Josué 8:28 diz para sempre, ou melhor, até o dia de hoje. Mas esse dia de hoje não é o ano de 2010, e sim até a data em que foi escrito Josué.


Ai foi destruída por Josué perto do ano 1400 a.c.


Neemias fala da atual cidade de Ai, em 400 a.c. ou seja mil anos depois de Josué.


Era costume do antigo oriente médio dar o mesmo nome da cidade que houve ali mas foi destruída no passado.



20. Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).


Os habitantes da cidade de Debir foram mortos (Josué 10:38-39), mas posteriormente os cananeu voltaram a tomar a cidade. Coube a Otniel reconquista-la (Josue 15: 15-19)



21. Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).
Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).

Saul matou todos os amalequitas que viviam nas proximidades do lugar do ataque de Saúl. Os amalequitas estavam espalhados numa ampla zona da península do Sinai, o Neguev e o norte de Arábia (ver com. Gén. 36: 12). Era impossivel que Saúl derrotasse a todos os amalequitas nesta curta expedição.


Davi matava a todos os amalequitas por onde passava, mas não todos de todas as regiões.



22. Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).
David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).

Realmente Davi foi o oitavo filho de Jessé (Isaí é o mesmo que Jessé, mas em espanhol. Aqui temos uma pista de onde surgiram estas questões).


Acontece que o texto de I Crônicas 2 não esta simplesmente dizendo quem são os filhos de Jessé, mas sim apontando os descendentes de Jacó, via Judá. Eliú, um dos filhos de Jessé foi aqui omitido, porque morreu sem ter filhos. Ao não dar continuidade na descendência, o nome da pessoa era como que apagado da memoria de Israel.



23. Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).

A consulta que Saul fez em I Samuel 28:6 foi instigada pela ansiedade (v.5) e não pela piedade.


Deus não respondeu pois Saul não o consultou para saber a vontade de Deus, mas sim em um ato desesperado, em uma situação que ele mesmo se meteu.


Aos olhos de Deus você só o consulta quando quer saber e fazer a vontade divina.



24. Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

Quem fez essa pergunta não leu a história toda, ou agiu de má fé, enganando quem não conhece o texto bíblico.

Saul cometeu realmente suicido como diz I Samuel 31:4-6 e I Crônicas 10:4-5.


II Samuel 1:13 diz que um amalequita, se aproveitando da situação, mentiu para o rei Davi que era ele quem havia matado o rei Saul. Acabou se dando mal pois foi morto.


II Samuel 21:12 não diz que Saul foi morto pelos filisteus. Basta ler II Samuel 21 para se verificar que os filisteus encontraram os corpos de Saul e Jonatas, seus inimigos, e penduraram seus corpos como um troféu. Ver I Samuel 31:8-10

25. Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).

Provavelmente a diferença se deva ao erro de um copista na transmissão do texto, o que não afeta a inspiração divina da bíblia.


É bom lembrar que os números em hebraico são simbolizados por letras, e é muito fácil se equivocar ao fazer uma copia do texto.



26. Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).

É possível que o número mais alto, em Crônicas, se deva ao erro de um copista na transmissão do texto, o que não afeta a inspiração divina da bíblia.


É bom lembrar que os números em hebraico são simbolizados por letras, e é muito fácil se equivocar ao fazer uma copia do texto.



27. Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).

A cifra de Crônicas de 1.100.000 incluísse o total do exército permanente de David -288.000 homens (cap. 27: 1-15)-. Em números redondos isto seria 300.000 homens que, adicionados aos 800.000 de Samuel, dariam 1.100.000. Os 500.000 que Samuel dá para Judá também são um número redondo em lugar da cifra mais exata do cronista: 470.000 (ver com. 2 Sam. 24: 9). Cos como est



28. Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

Com frequência a bíblia atribui a Deus aquilo que Ele não impede. Com pensamentos de orgulho e suficiência própria, Davi foi induzido pelo maligno a tomar este censo de Israel. Deus não se interpôs, senão que permitiu que os motivos indignos de Davi se traduzissem em ação. Quando o Senhor permite que o mau siga seu curso, é frequentemente apresentado como se fosse por sua intervenção ativa, ainda que é em realidade a força do mau a que gerará resultados indesejados (ver Rom. 1: 18, 24, 26, 28; PP 809, 810). 



29. Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).

Os dois textos contam o mesmo evento, mas de perspectivas distintas. Davi comprou uma eira (terreno) e os bois que estavam sobre a eira.


Se lermos com atenção repararemos que II Samuel 24:24 diz o valor dos bois: “Davi comprou a eira, e pelos bois pagou 50 ciclos de prata.” Já I Crônicas 21:25 diz que Davi pagou pelo lugar (o terreno) 600 ciclos de ouro.



30. Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).
Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II crônicas 35:24).

Josias morreu em Jerusalém, como parece indicar II Crónicas. 35: 24.


As declarações "o matou em Megido" e "trouxeram morto de Megido" (II Rei. 23: 29, 30) devem entender-se em seu sentido literal como: "lhe ocasionou a morte em Megido" e "morrendo desde Megido".


O particípio meth, traduzido "morto" em 2 Rei. 23: 30, refere-se, a alguém que tem que morrer (esta morrendo), como em Deuteronomio 4: 22 e também em Génesis. 20: 3. 

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